terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O Último Ato!

Ontem à noite vi um daqueles discursos dignos de aplausos. Qualquer um discursasse aquelas palavras já seria respeitável, mas sendo o Márcio Braga, eu e o bonequinho do O Globo batemos palmas de pé!
Historicamente o Márcio não é reconhecido por dircursos coerentes e apropriados. Sempre falando de festa, de título, etc, é muitas vezes responsabilizado pelos fracassos e cria muito mal estar desnecessário.
Mas ontem, vi um discurso estruturado por Maquiavel. Com táticas de marketing de Jack Welch. E com um tempero bem rubro-negro!
Maquiavel fala em seu livro "O Príncipe" (se você não leu, leia!) que é preciso fazer o mal de uma só vez e o bem aos pouquinhos. E qual foi o primeiro item do discurso do Márcio? "Quero agradecer ao Presidente da CBF Ricardo Teixeira!" Agradecer porque? Argumentos ele não usou... E não era pra usar mesmo. Esse agradecimento serviu de tapete vermelho para o que vinha a seguir.
De cara, um pedido de mudança da forma de disputa... Gostei, pois compartilho com essa ideia. Dá pra fazer mata-mata sim sem ferir planejamento de times! Dá pra levar o campeonato até dezembro sim! Dá pra exigir planejamento e gestão dos clubes sim!
Mas se for pra manter pontos corridos, que haja uma Copa do Brasil com todo mundo... Como as Copas na Europa. Mas eu prefiro Mata-Mata! Esse assunto é polêmico. Prefiro me concentrar no discurso e deixar essa discussão para outro post.
Márcio escancarou nosso problema de caixa, dívidas com os jogadores e gritou em alto e bom som os números que a OLK atingiu com o Flamengo. Tapa de luva de pelica na Nike e um aviso pra quem quiser ouvir: A Nação paga a conta! A marca Flamengo é sinistra! Somos 35 milhões de apaixonados! Quando bem cuidados e valorizados, nós fazemos coisas que nenhuma regra de mercado justifica. É preciso que você, patrocinador, venha vestir a camisa do Flamengo. Eu não quero que você venha estampar a camisa do Flamengo.
Minha única ressalva é que ele apenas citou a OLK, mas a ALE merecia, e muito, uma citação! Em 20 e tantos anos a BR nunca fez nada por nós. No máximo parabéns em rodapé de página de jornal depois de um de nossos tantos títulos. A ALE joga junto! Interage com a Nação! Não tenho ideia de números, mas só eu já enchi o tanque 8 vezes em um ALE de agosto pra cá...
Voltando ao discurso do Márcio, que grandeza em elogiar direção, preparadores, fisiologistas, jogadores, fisioterpeutas e, em nenhum momento, tomar para si o champanhe da vitória!
E que lindo ele encerrar a festa da CBF, do Ricardo Teixeira que há 22 anos alimenta uma polêmica de título, dizendo o que todo rubro-negro gostaria de dizer ali. Muito emocionado ele disse claramente, a quem quisesse ouvir, e sem medo de ser processado por certos presidentes brincalhões: H-E-X-A-C-A-M-P-E-Ã-O!
Com chave de ouro, este foi o último Ato de um dos mais vitoriosos presidentes do Flamengo. Goste dele ou não, isso é um fato!
Parabéns, Márcio. Parabéns profissionais do futebol. Parabéns ALE e OLK. Parabéns Nação!

Um comentário:

  1. Eu odiei aquela festa! COisa mais sem graça! Só dois do Mengão na seleção do Campeonato?!!

    Mas MB foi ídolo..rs

    Dani.

    ResponderExcluir